Bem, a resposta não é tão fácil e nem tão simplista assim.
A primeira coisa a determinar é de onde vem a umidade e/ou a infiltração. Se vem pelo piso é porque o cômodo não foi construído em cima de um baldrame (uma espécie de isolamento contra infiltrações) e se vier pelas paredes é porque não foi usado muro de arrimo (uma espécie de muro que separa a terra da parede do cômodo). Uma outra causa pode ser vazamento de encanamentos próximos, como canos rachados, transbordamento de caixas d'água ou mesmo canais livres que ficam entre os muros de separação de casas geminadas. Esses são os problemas mais comuns, dentre as dezenas existentes. Uma análise por um profissional irá detectar o problema e encontrar a solução.
O segundo passo, após determinar de onde vem a infiltração/umidade, é determinar qual o grau de expansão do problema. Quanto maior o volume de água infiltrada, maior o problema e mais difícil a solução.
O terceiro passo é escolher a melhor opção para a solução, que vai desde uma simples aplicação de produtos vedantes até a demolição da parede ou do piso ou teto com o problema e a reconstrução com os cuidados corretos. Esta última opção é a mais radical e indicada para problemas muito graves.
Reconstrução da parede ou parte do teto ou piso com problemas graves
Manta Asfáltica